3 Razões Para Comprar Brindes na Crise

1 novembro, 2019

 

No Brasil, o setor de brindes corporativos movimenta em torno de 7 bilhões de reais anualmente. Mesmo no atual período de crise, este mercado vem demonstrando relativa estabilidade e não sofreu uma turbulência tão expressiva, como tantos outros.

A princípio, este fato até poderia parecer um contrassenso, uma vez que a primeira coisa que costumamos cortar em tempos de crise são itens que não consideramos como artigos de primeira necessidade, tal qual brindes e presentes.

Então, qual a explicação para isso? Por que as empresas continuam investindo em presentes e brindes, artigos “supérfluos” à primeira vista, mesmo em tempos de crise?

Reunimos aqui 3 razões para tentar explicar este efeito do mercado dos presentes corporativos para você:


1. O fazer-se presente.

Omo, Colgate e Coca-Cola são sempre as primeiras marcas lembradas pelos consumidores brasileiros, quando o assunto é sabão em pó, pasta de dente e refrigerante.

E estas mesmas marcas lideram o mercado quando o assunto é faturamento em suas categorias de produtos.

Acredite: isso não é uma casualidade, mas uma relação de causa e efeito.

As marcas sabem que necessitam estar ativas na mente do consumidor para vender mais. O que isso significa? Que elas precisam estar presentes em todos os momentos possíveis (ou na maior parte deles) do dia-a-dia de seus clientes.

De uma maneira ou de outra, sua marca deve fazer-se sempre presente ao cliente: no recado por SMS enviado a ele, nas mensagens direcionadas à sua caixa de e-mail ou no catálogo postado em sua correspondência. Mas também (e aqui de um modo mais subliminar) estampada na caneca em que ele bebe café todo o santo dia. Ou no boné que ele usa para proteger-se do sol enquanto vai para o trabalho.

É assim que as empresas buscam aumentar gradativamente a probabilidade de que seus consumidores repitam a compra de seus produtos (com elas mesmas, é claro).

2. Fidelização

Clientes tendem a sair mais satisfeitos quando ganham “mimos” e brindes das marcas na hora das compras. A sensação de recompensa obtida com a transação se torna maior quando o consumidor recebe um agrado extra. Esse benefício percebido faz com que o cliente venha a dar preferência à marca em futuras compras.

3- Divulgação Espontânea

Se o seu cliente passar a usar uma pasta com o logo da sua marca estampado para ir ao trabalho todos os dias, um número considerável de pessoas notarão o nome de sua empresa. Algumas delas até poderão ficar curiosas sobre o que se trata, e pesquisar mais sobre a empresa. Dessa “publicidade espontânea”, podem vir a surgir novos clientes. 

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