Invista Em Sua Secretária Como Investe Em Seus Leads.

Dia da Secretaria - Entenda a importância dessas profissionais
(Imagem: Igor Link /Pixabay)
Embora muita gente ainda enxergue o trabalho das secretárias (ou secretários , já está na hora de deixar de lado o sexismo nesta área, né?) como o de um personagem secundário e lateral nas empresas, nada é mais equivocado.

Já faz muitos anos que estes profissionais, também denominados auxiliares ou assistentes pessoais, deixaram de lado o rótulo do “trabalho de base”, e passaram a atuar como verdadeiros facilitadores das organizações.

Atualmente, o trabalho de um(a)  secretário(a) pode envolver um nível elevado de complexidade, organização e até conhecimento técnico. Uma capacitação que somente o ensino fundamental e médio não são capazes de suprir. Por isso, surgem cada vez mais cursos, graduações e especializações voltados a este contingente de profissionais.

À parte de sua relevância estratégica, o assistente pessoal também é um dos principais “cartões de visita” das organizações. Eles são a primeira “porta” que as pessoas buscam abrir quando querem adentrar em uma instituição. Clientes, fornecedores, colaboradores e os mais variados stakeholders de sua empresa terão contato, em algum momento, com um assistente pessoal.

E você deve ter guardado em algum lugar de sua memória aquele ditado meio clichê (porém, com certa dose de veracidade) que afirma que “a primeira impressão é a que fica”, certo?

Pois bem.

Imagine receber do representante de uma empresa um folheto todo amassado, contendo palavras grafadas com diversos erros de português. Você ficaria animado ou receoso antes de fechar um negócio este profissional?

É mais ou menos o que ocorre no universo dos assistentes pessoais. Não raro, serão eles que irão causar a “primeira impressão” de sua marca ao ambiente externo.

Se você contatasse uma instituição pela primeira vez para pedir uma informação e o atendente usasse palavras de baixo calão, ou mesmo lhe passasse uma informação equivocada, como ficaria a imagem deste lugar para você?

Um pouco arranhada, não?!

Provavelmente, qualquer pessoa sentiria a mesma coisa se passasse por um primeiro atendimento desastroso, em qualquer lugar do mundo.

E para o atendimento ser um evento trágico, não precisa ocorrer nenhum tsunami. No mundo dos negócios, aliás, são os pequenos detalhes de desatenção que costumam gerar as grandes lambanças.

Basta que sua secretária perca o contato do cliente e não retorne a ligação a ele, marque errado o horário de uma reunião ou envie uma tabela de preços desatualizada por e-mail (e rezemos para que não seja tudo isso ao mesmo tempo). Pronto, o estrago está feito.

E termina aí, tão cedo, a possibilidade de fechar um novo negócio.

Agora, faça uma estimativa média de quantas interações com o ambiente externo seu assistente pessoal faz por dia. Pode ser contato por meio de ligações, e-mails ou presença física, e com qualquer tipo de stakeholder. Multiplique o valor obtido pelo número de dias da semana, e, em seguida, pelo número de semanas do mês. Multiplique tudo isso agora por 12, e você terá uma idéia do número de pessoas que este profissional impacta anualmente.

De nada adianta investir altas cifras em SEO, Facebook Ads e Google Adwords para divulgar sua marca ao mundo e gerar um número enorme de leads, se o seu secretário não fará com que seus leads, ao procurarem sua empresa, tenham coragem de passar do primeiro contato.

Por estas e outras, o Dia da Secretária ainda é uma das principais datas do calendário comercial, e ao que tudo indica, ainda assim o continuará sendo por muito tempo.

E fica aqui a dica: se você acha importante investir em leads, não pense que é menos relevante estimular a motivação de sua secretária.

Um Feliz Dia da Secretária e do Secretário, e nosso agradecimento ao trabalho duro e imprescindível destes profissionais!

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *